quinta-feira, março 05, 2015

Radialista Édio Antônio completa 16 anos de atuação na Rádio Cruz de Malta.

ÉDIO ANTÔNIO E LUCIANO DO VALLE.
Locutor apresentador, técnico em rádio, narrador esportivo e coordenador de esportes. Essas são algumas das funções desempenhadas pelo radialista Édio Antônio, que completa 26 anos na área da comunicação. O paranaense veio para Santa Catarina com o objetivo de formar carreira profissional.
Édio Antônio trabalhou na apresentação do programa “Bom dia, cidade” durante cinco anos na Rádio Guarujá, em Orleans. Atualmente, completa 16 anos na Rádio Cruz de Malta, de Lauro Müller. O profissional é um dos locutores mais antigos do Sul de Santa Catarina.
Durante as manhãs, horário nobre do rádio, se dedica à apresentação do programada “Manhã Tropical”. Para ele, dedicação e amor pelo que faz são essenciais para se manter interagindo diariamente com os ouvintes. “O segredo é amar a profissão, dedicar horas e horas pensando em fazer o melhor para o ouvinte, que a cada dia fica mais exigente”, afirma.
O radialista se diz apaixonado também pela narração esportiva e pela rotina que a envolve. Segundo ele, o trabalho vai muito além do que se ouve nas transmissões esportivas. “Já perdi as contas de quantos finais de semana passei longe da família, em viagens para fazer transmissões. Uma narração não começa para o ouvinte quando o árbitro autoriza. Além de narrador, cuido do volume dos microfones e da montagem do equipamento. Quando algo sai errado, é necessário redobrar a concentração. Nessa hora, entra em cena o coordenador esportivo e o técnico operacional. Preciso ficar ligado não apenas no jogo, mas também nos botões dos equipamentos”, explica.
Apesar de toda a responsabilidade que carrega, o profissional do rádio se sente realizado com a profissão que escolheu. A carreira lhe proporcionou conhecer um ídolo, momento no qual considera ter sido a realização de um sonho de criança. “A arte de narrar futebol já me proporcionou momentos marcantes. Um deles foi ter conhecido Luciano do Valle, narrador esportivo que faleceu neste ano. Para mim, narrar é gratificante”, comenta.
Mesmo com a carreira consolidada, Édio Antônio, aos 44 anos de idade, continua em busca de capacitação e aperfeiçoamento. “Atualmente tenho dedicado boa parte do meu tempo aos estudos. Estou cursando Direito no Unibave. Se Deus permitir, em 2015 estarei com o meu diploma. É claro não irei abandonar a minha atividade número um, que é o rádio. Mas os estudos estão me ajudando muito”, finaliza.