sexta-feira, agosto 02, 2013

VEM AI A REDE CEGONHA

ATENÇÃO: Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Lauro Muller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga.

Para a adesão à Rede Cegonha, a região carbonífera formulou o Plano de Ação do Componente da Rede Cegonha. 

O Hospital Materno Infantil Santa Catarina (Criciúma), Hospital São Dontato (Içara) e Hospital Nossa senhora da Conceição (Urussanga) estão envolvidos nas ações da Rede Cegonha, cujo objetivo é fomentar a implantação de um novo modelo de atenção ao pré-natal, ao parto, ao nascimento, ao crescimento e ao desenvolvimento da criança de zero a dois anos. O projeto prevê organizar a Rede de Atenção á Saúde Materna e Infantil para garantir acesso, acolhimento e resolutividade. Tudo para reduzir a mortalidade materna e infantil, com ênfase no componente neonatal.
A organização da Rede Cegonha deve possibilitar o provimento contínuo de ações à saúde materna e infantil para a população da região onde ela é implantada. A Rede prevê a articulação dos diversos pontos de atenção, dos sistemas de apoio e logística da rede de atenção á saúde.

A implementação da rede ocorrerá gradativamente em todo o Brasil, de acordo com critérios epidemiológicos, tais como, taxa de mortalidade infantil, razão de mortalidade materna e densidade populacional.